UOL Pan 2011 Cuba acorda no Pan de Guadalajara e já ameaça vice-liderança do Brasil - 21/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/21/cuba-acorda-no-pan-de-guadalajara-e-ja-ameaca-vice-lideranca-do-brasil.htm
  • Cuba acorda no Pan de Guadalajara e já ameaça vice-liderança do Brasil
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Na luta, as quatro primeiras categorias disputadas no Pan foram vencidas por cubanos

Na luta, as quatro primeiras categorias disputadas no Pan foram vencidas por cubanos

21/10/2011 - 01h47

Cuba acorda no Pan de Guadalajara e já ameaça vice-liderança do Brasil

Do UOL Esporte
Em Guadalajara (México)

Depois de seis dias de competição, Cuba finalmente despontou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com quatro medalhas de ouro conquistadas na luta greco-romana, a ilha caribenha subiu para o quarto lugar no quadro de medalhas. E a ameaça ao Brasil só não é maior por causa da vitória do vôlei feminino sobre as cubanas. Mas as previsões não são animadoras.

MEDALHAS CONQUISTADAS NO RIO-2007

 
Atletismo 9 12
Boxe 1 5
Ginástica artística 4 0
Judô 4 5
Levantamento de peso 0 5
Lutas 0 9
Total 18 36

O Brasil tem 14 ouros e ocupa a segunda colocação no quadro de medalhas desde o início da competição (os Estados Unidos, mesmo sem os principais atletas na maioria das modalidades, lideram de forma disparada). Cuba, que estava em baixa, já é a quarta colocada, com quatro medalhas de ouro a menos do que os brasileiros. No Pan do Rio de Janeiro, em 2007, Cuba ficou em segundo lugar à frente do Brasil por apenas cinco medalhas de ouro (59 a 54).

O problema para o Brasil é que nesta sexta-feira acaba a natação, modalidade que ultimamente mais tem rendido medalhas douradas para a delegação brasileira. Em Guadalajara já foram oito. No Pan do Rio, em 2007, foram 12. Cuba não ganhou nenhuma, nem no México, nem no Brasil.

No último dia da natação o Brasil tem boas chances de ganhar o ouro no revezamento 4x100 m medley e com Thiago Pereira nos 200 m costas. Além disso, Juliana e Larissa são favoritíssimas na final do vôlei de praia. E no dia 24 começa a ginástica artística.

Mas a projeção de Cuba é bem mais animadora. Na luta, por exemplo, nesta quinta-feira as quatro primeiras categorias foram vencidas por cubanos. Outras 14 medalhas de ouro estão em disputa. Há quatro anos os caribenhos levaram nove para casa. O Brasil, mesmo competindo no Rio, não ganhou nenhuma.

Fenômeno parecido aconteceu no levantamento de peso. No Rio de Janeiro a equipe de Cuba ganhou cinco medalhas de ouro, contra nenhuma do Brasil. Em Guadalajara, são 15 provas em disputa. Favoritismo total dos cubanos.  E nesta sexta-feira começa o boxe, que tem um amplo domínio de Cuba.

Até mesmo em modalidades que o Brasil costuma ir bem o desempenho em comparação a Cuba é desvantajoso. No atletismo, por exemplo, os brasileiros subiram nove vezes ao topo do pódio no Rio de Janeiro. Cuba foi campeã 12 vezes. No judô, os cubanos ganharam em cinco categorias, contra quatro dos brasileiros.

Assim, para finalmente terminar um Pan à frente de Cuba, o Brasil vai ter que se destacar em modalidades que normalmente não vai bem. Além de secar um pouquinho os caribenhos.

Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros