UOL Pan 2011 Atletas brasileiros ganham camisinhas, mas são proibidos de transar no Pan - 21/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/21/comite-brasileiro-proibe-sexo-durante-o-pan-mas-distribui-oito-camisinhas-para-atletas.htm
  • Atletas brasileiros ganham camisinhas, mas são proibidos de transar no Pan
  • 23/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Cada atleta da delegação brasileira ganhou oito camisinhas

Cada atleta da delegação brasileira ganhou oito camisinhas

21/10/2011 - 07h00

Atletas brasileiros ganham camisinhas, mas são proibidos de transar no Pan

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

Oito camisinhas, distribuídas em dois pacotes. Esse é um dos itens que os atletas brasileiros que foram ao Pan de Guadalajara ganharam no kit oficial distribuído pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Detalhe importante: no manual de conduta que também é entregue aos atletas pela entidade, fazer sexo no Pan está expressamente proibido.

MAIS ITENS DO KIT

Barbeador
Espuma de barbear
Escova de dentes
Creme dental
Shampoo
Enxaguante bucal
Sabão para máquina de lavar

O UOL Esporte apurou a informação com três homens da delegação brasileira de diferentes modalidades. Um deles, inclusive, usando bom humor e falando em tom de brincadeira, disse que oito preservativos era um número pequeno para os 17 dias de Pan.

O COB nega que haja proibição ao sexo na Vila Pan-Americana. E de acordo com a entidade as camisinhas foram incluídas no kit a pedido do Comitê Organizador dos Jogos (Copag).

Sexo e relacionamentos que acontecem dentro da Vila Pan-Americana são um tabu para a maioria dos atletas ao tratar do assunto publicamente. Falar de paquera e flerte já é para poucos entre a delegação brasileira.

No entanto, os casos acontecem seguidamente, assim como em qualquer outro grande evento esportivo. Os Jogos Olímpicos são o melhor exemplo. Os organizadores sempre têm o cuidado de distribuir preservativos gratuitamente para os membros das delegações.

No Pan de Guadalajara, por exemplo, 1,5 milhão de camisinhas foram entregues para atletas e turistas. Assim como bem fazem os anfitriões de outras competições, os mexicanos carregam a bandeira do sexo seguro. O Comitê Olímpico Brasileiro também, apesar de proibir sexo nas linhas de seu manual.

Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, os chineses disponibilizaram cem mil camisinhas para os atletas, estoque que se esgotou durante a competição. Hotéis da capital chinesa receberam cerca de 300 mil unidades durante os Jogos.

Em Guadalajara, dois dos atletas que falaram com a reportagem afirmaram já terem visto alguns companheiros de Brasil aos beijos com outros atletas na Vila Pan-Americana. Todos, contudo, evitam citar nomes ou até mesmo a modalidade dos paqueradores. Mas casos de amor rolam aos montes no Pan.

Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros