UOL Pan 2011 Após temporada desgastante, Cielo faz pedido de fim de ano: "férias" - 21/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/21/apos-temporada-desgastante-cielo-faz-pedido-de-fim-de-ano-ferias.htm
  • Após temporada desgastante, Cielo faz pedido de fim de ano: "férias"
  • 16/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Cesar Cielo no Pan: nesta sexta-feira, ele ainda disputa os 4x100 m medley

Cesar Cielo no Pan: nesta sexta-feira, ele ainda disputa os 4x100 m medley

21/10/2011 - 10h00

Após temporada desgastante, Cielo faz pedido de fim de ano: "férias"

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

Cesar Cielo tem mais 100 metros dentro da água. Depois, férias. E o recordista mundial não podia estar mais ansioso para a parada. A temporada de 2011 foi das mais difíceis para o brasileiro. Ele encarou seletivas, julgamento por doping, Mundial e Pan-Americano em um espaço de seis meses.

DEPOIS DAS FÉRIAS, FOCO EM LONDRES

  • REUTERS/Jorge Silva

     

    Você volta para o Brasil assim que a natação terminar no Pan?

    O pessoal vai embora no sábado, na hora do almoço. Eu vou embora só no domingo a noite, tenho uma série de análises nos laboratórios da Gatorade (um de seus patrocinadores). São dois dias de laboratório. Então, devo chegar ao Brasil na terça de manhã.

    Já sabe para onde vai para fugir da piscina?

    Não consigo pensar em férias antes da competição acabar. Se penso, fica um nó na minha cabeça. Mas seis que férias, férias, só eu terei. Minha irmã tem aulas na faculdade, meu pai não poderá sair. Estou vendo com a minha mãe se vamos fazer alguma coisa. Mas provavelmente vou ficar em São Paulo mesmo. Quero é ficar longe da piscina e relaxar um pouco. E aproveitar para fazer alguns eventos de patrocínio. Usar esses dias para isso.

    Quando será a volta aos treinos?

    Vou começar a nadar de novo no meio de novembro. De lá, sem parar até Olimpíada. Depois do ano novo, de volta para a água de verdade. Até lá, vou treinar um pouco, para não dar vexame no Open. Mas será um treino divertido. Em abril temos o Maria Lenk, que é a última seletiva, então tenho de estar preparado até lá.

     

“O que eu quero é ter saudade da piscina. Não quero nem pensar em treinar pelo menos até o meio de novembro. Depois, volto a treinar. Mas quero passar a fazer os treinos legais. Quero me divertir. Pelo menos até dezembro, só para não fazer feio no Open (torneio que fecha o ano da natação brasileira, em dezembro). Depois do fim do ano, aí vem a hora da verdade”, disse o brasileiro.

O desgaste, além de físico, é também psicológico. Cielo entrou na temporada sob pressão, após não ter rendido o que esperava em sua principal competição do ano passado, o Pan-Pacífico. Nos EUA, ele foi prata nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre. Para completar, na última seletiva nacional para o Mundial de Xangai ele foi flagrado no antidoping.

A polêmica durou todo o mês de julho e Cielo foi liberado para competir na China só na semana do evento. Na água, porém, ele mostrou que segue sendo um dos melhores do mundo. Mesmo com o stress do julgamento, ele foi ouro nos 50 m livre, com o melhor tempo do ano (21s52) – nos 100 m livre, acabou em quarto.

Logo depois do Mundial, quando seus rivais entraram em férias, o brasileiro teve de reiniciar os treinamentos. O objetivo, dessa vez, era o Pan. E ele conseguiu o que poucos acreditavam. Venceu os 100 m livre com a segunda melhor marca do ano – seus 47s84 só ficaram atrás do australiano James Magnussen, atual campeão Mundial com 47s49. E nos 50 m livre, seus 21s58 só ficaram atrás de seus próprios 21s52 do Mundial da China.

“Esses eram os nossos objetivos. Eu e o Albertinho (Alberto Silva, seu técnico) falamos em nadar abaixo de 21s5 hoje [quinta-feira], mas acho que a altitude pesou um pouco. Mas o importante é que estou mantendo o ritmo. Além disso, estamos buscando o melhor equilíbrio entre resistência e potência. Nadei o Mundial com 83 kg e fiz 21s52. Nadei aqui com 88 kg e fiz 21s58. Com 89 kg, fiz o Paris Open para 21s66. É um detalhe que vamos resolver”, completou.

Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros