UOL Pan 2011 Restaurante mais rápido do mundo serve comida com tempo de Cielo nos 50 m livre - 20/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/20/restaurante-mais-rapido-do-mundo-serve-comida-com-tempo-de-cielo-nos-50-m-livre.htm
  • Restaurante mais rápido do mundo serve comida com tempo de Cielo nos 50 m livre
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Restaurante mais rápido do mundo do Guinness Book está em Guadalajara, sede do Pan

Restaurante mais rápido do mundo do Guinness Book está em Guadalajara, sede do Pan

20/10/2011 - 07h07

Restaurante mais rápido do mundo serve comida com tempo de Cielo nos 50 m livre

Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

A recepcionista faz apenas um gesto, o garçom interpreta o sinal e já se posiciona. Ao sentar na mesa, o cliente já tem boa parte do pedido servido. Do momento da escolha da reportagem do UOL Esporte até a chegada do prato passaram-se 22 segundos. A dinâmica se repete com todos que entram no Karne Garibaldi, eleito o restaurante mais rápido do mundo pelo Guinness Book. Agora, o homem mais veloz das águas está em Guadalajara, cidade do serviço gastronômico mais veloz, e tenta superar o 'novo rival' nesta quinta-feira ao nadar os 50 m livre.

Dos 20 nadadores inscritos na prova mais rápida da natação, somente dois teriam condições de superar o desempenho do restaurante mais rápido do mundo, segundo a lista de entradas. E ambos são brasileiros. Cesar Cielo está ranqueado no Pan com seus 21s52, enquanto Bruno Fratus tem a marca de 21s76. Os demais iniciam as eliminatórias, a partir das 13h (horários de Brasília), com tempos superiores ao do atendimento oferecido ao UOL Esporte.

Na verdade, o recorde registrado pelo Guinness Book de serviço completo de refeição é de apenas 13,5 segundos, em feito homologado em 31 de agosto de 1996. O restaurante ainda alardeia a rapidez, mas não repete a marca no dia a dia. “A média de atendimento é de 30 a 45 segundos. Se fizermos em um minuto, nos atrasamos demais”, ponderou Apolonio López, supervisor há sete anos de uma das cinco unidades do Karne Garibaldi.

O lugar ganhou notoriedade desde a divulgação do recorde mundial e passou a ser frequentado por políticos e artistas locais. A unidade Plaza Del Sol, por exemplo, tem capacidade para 350 pessoas e recebe cerca de 700 pedidos em dias de semana e 1.500 aos sábados e domingos. Mesmo com o local cheio, López assegura que é possível fazer o atendimento em alta velocidade. “Quanto mais lotado, mais acelerados somos. A adrenalina nos faz ser ainda mais rápidos”, explicou.

No último mês, o restaurante se preparou para receber muitos turistas, já que Guadalajara é sede dos Jogos Pan-Americanos. Antes mesmo do início do torneio, o movimento cresceu 10%. A expectativa, segundo López, é de aumento de até 60% durante a competição que termina no dia 30. E a ideia é manter a velocidade máxima dos 56 funcionários da unidade. “Temos um filosofia diferente dos restaurantes comuns, que servem primeiro a bebida e as entradas. Nós já chegamos com o prato principal e, depois, levamos a bebida”, disse.

A eficiência no serviço é atribuída a um sistema à base de mímicas. Quando alguém chega, a recepcionista já sinaliza o número de mesas a serem atendidas. Os garçons vão em direção ao cliente e já colocam na mesa os acompanhamentos: tacos, tortillas, guacamole, cebolas e frijoles (pasta de feijão). A pessoa só tem o trabalho de escolher o tamanho do prato principal: uma carne picada. A partir deste momento, começa a contagem. A reportagem do UOL Esporte foi atendida em 22 segundos.

“Só abandonamos a mímica quando chega um ônibus com muitas pessoas de uma vez. A recepcionista grita aqui logo. E já vamos preparando os garçons e acionamos o pessoal da cozinha para fazer mais carne e montar mais pratos e agilizar tudo antes mesmo do ônibus estacionar”, contou Apolonio López. A carne é a especialidade e o restaurante mais rápido do mundo não trabalha com artigos congelados. “O McDonald’s é fast food e serve o combo já pronto em sete minutos. Aqui todos os pratos têm que ser servidos antes de 1min”, ratificou.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros