UOL Pan 2011 Musas do softbol perdoam Rio por confusão e competição sem fim do Pan-2007 - 20/10/2011 - UOL Pan 2011
20/10/2011 - 07h00

Musas do softbol perdoam Rio por confusão e competição sem fim do Pan-2007

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)

Em 2007, a competição de softbol dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro não acabou por conta das chuvas e ventos que arrasaram a Cidade do Rock, palco do torneio. Quatro anos depois, as meninas do esporte perdoam a competição sem fim, que deu ouro aos EUA e dividiu a prata entre Canadá e Venezuela, sem sequer realizar as semifinais.

O imbróglio foi um dos mais graves da competição no Rio de Janeiro, e chegou a ser criticado até por Mario Vazquez Raña, presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). A chuva adiou inúmeros jogos, fez estruturas cederem e no fim, por falta de tempo, uma comissão dividiu as medalhas de acordo com a campanha que as seleções haviam feito na primeira fase.

  • Gustavo Franceschini/UOL

    Jenn Salling, uma das canadenses que estavam em 2007, eximiu o Rio de culpa pela confusão

“Foi um problema com o tempo. Houve muita chuva e o campo ficou cheio de lama. É algo que não podemos controlar. É claro que ficamos frustradas de não ter podido disputar o ouro com os Estados Unidos, com quem temos uma grande rivalidade, mas são coisas que acontecem”, disse Jennifer Salling, uma das estrelas do time canadense em 2007 e também no Pan de Guadalajara.

Na ocasião, os Estados Unidos disputaram quatro partidas. Na primeira fase, venceram Cuba, Colômbia e Brasil. Nas quartas, bateram o Canadá por 7 a 0 e garantiram vaga na decisão. O próprio Canadá e a Venezuela, segunda e terceira melhores campanhas, disputariam uma semifinal para decidir a disputa do título, mas o jogo não saiu do papel.

A equipe americana, que busca sua sétima conquista consecutiva no Pan em Guadalajara, não conhece bem a história. Desta vez, a Confederação Norte-Americana de Softbol decidiu apostar em jovens e trouxe apenas destaques da liga nacional para o México. O comando técnico também mudou, e apenas um dos diretores permanece desde 2007. Mesmo assim, a equipe não aponta culpados pelo ocorrido.

“Eu não estava lá, assim como todas as novas meninas, mas sei que foi um problema com a chuva e com o vento. É difícil controlar isso. Poderia ter acontecido em qualquer lugar”, minimizou Julye Jude, diretora de estatísticas do time norte-americano e uma das mais experientes da delegação.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros