UOL Pan 2011 Dia de Brasil x Argentina no Pan tem expulsões, medalhas e ameaça de marmelada - 20/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/20/dia-de-brasil-x-argentina-no-pan-tem-expulsoes-medalhas-e-ameaca-de-marmelada.htm
  • Dia de Brasil x Argentina no Pan tem expulsões, medalhas e ameaça de marmelada
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Jogadores de Argentina e Brasil disputam bola em estreia das equipes de futebol no Pan

Jogadores de Argentina e Brasil disputam bola em estreia das equipes de futebol no Pan

20/10/2011 - 01h00

Dia de Brasil x Argentina no Pan tem expulsões, medalhas e ameaça de marmelada

Do UOL Esporte
Em Guadalajara (México)

A quarta-feira dos Jogos Pan-Americanos foi marcada por uma série de duelos entre Brasil e Argentina. Nos campos, quadras, piscinas, pistas e lagos, os maiores rivais sul-americanos se enfrentaram. E teve de tudo: de expulsão a ameaça de marmelada. No final, o Brasil levou a melhor no quadro de medalhas, com seis pódios (dois ouros, duas pratas e dois bronzes). A Argentina terminou o dia com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

EXPULSÕES E EMPATE NO FUTEBOL

O Brasil x Argentina mais esperado do dia foi o do futebol masculino. E os times decepcionaram. Com um futebol abaixo do esperado e só empataram em 1 a 1 (o gol do Brasil, marcado por Henrique, teve uma comemoração em roda). Pior fizeram Romarinho e Araújo, que se estranharam no final da partida e foram expulsos. Comportamento típico de um Brasil x Argentina.

ARGENTINA VENCE NA PERSEGUIÇÃO

O ciclismo de pista nunca rendeu muitas medalhas para o Brasil. E em Guadalajara não é diferente. Nessa disputa, quem leva a melhor é a Argentina. Walter Perez ganhou o bronze na prova perseguição de Omnium. O único brasileiro na disputa, Robson Dias, foi o penúltimo colocado.

NATAÇÃO VERDE E AMARELA

Os nadadores argentinos não são páreo para os brasileiros no Pan. Nesta quarta, o Brasil conseguiu mais três medalhas na natação: ouro para Thiago Pereira e bronze para Henrique Rodrigues nos 200 m medley e prata para o revezamento 4x200 m livre. Já a Argentina, o máximo que conseguiu, foi ir à final em duas provas. No geral de medalhas da modalidade, o passeio do Brasil é gritante. Até agora são 18 medalhas, contra apenas uma dos "hermanos".

VANTAGEM TAMBÉM NO NADO SINCRONIZADO

Não é só na natação que o Brasil leva vantagem sobre a Argentina nas piscinas do Pan. No nado sincronizado, as brasileiras fizeram bonito e terminaram o dia em terceiro lugar. Já a Argentina, apesar do esforço, foi apenas a sexta colocada e depende de um milagre para conseguir uma medalha.

AMEAÇA DE MARMELADA NO SQUASH

O confronto mais insólito entre Brasil e Argentina no dia aconteceu no squash. Com os dois países já classificados para a próxima fase, o chefe da equipe brasileira, Roberto Mori, chegou a dizer que as seleções fariam um jogo de aparências, para ninguém se machucar. Minutos depois, temendo a repercussão negativa do caso, ele voltou atrás. No fim, Brasil e Argentina fizeram nada mais do que um jogo-treino. E deu Brasil: 3 a 0. No feminino, os países também se enfrentaram, e as brasileiras ganharam os três confrontos.

TIRO CERTO PARA O BRASIL

O Brasil acertou o alvo no tiro nesta quarta-feira. Foram duas medalhas: ouro com Ana Luiza Ferrão, na pistola 25 m, e bronze com Roberto Schmits, na fossa olímpica. Já a Argentina ganhou uma medalhinha apenas, em outra prova. Alex Suligoy foi prata na carabina deitado.

DECEPÇÃO NO REMO

O Brasil tinha a expectativa de ganhar uma medalha de ouro no remo. Afinal, Fabiana Beltrame é campeã mundial da modalidade. Entretanto, ela teve um resultado abaixo do esperado: foi prata no skiff simples leve. Do lado argentino, o dia foi de muita festa. Medalha de ouro para as meninas do skiff quádruplo, com direito a mergulhadinha após o pódio. O país ganhou outras duas medalhas: prata no quatro sem leve e bronze no oito com.

EQUILÍBRIO NA VELA

Na disputa da vela, o Brasil levou uma leve vantagem sobre a Argentina nessa quarta-feira. A delegação brasileira ganhou cinco regatas no dia: Sunfish (duas vezes), Hobie 16, RS-X feminino e Snipe. Já a Argentina levou para casa quatro regatas. Uma da RS-X feminino, Lightning, Laser e Laser Radial.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros