UOL Pan 2011 Brasil briga pela prata, mas repete bronze de 2007 e lamenta "tradição milenar" no nado - 20/10/2011 - UOL Pan 2011
Lara Teixeira e Nayara Figueira comemoram o bronze conquistado no dueto do nado

Lara Teixeira e Nayara Figueira comemoram o bronze conquistado no dueto do nado

20/10/2011 - 18h24

Brasil briga pela prata, mas repete bronze de 2007 e lamenta "tradição milenar" no nado

Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

Confirmando sua posição ao lado das duas grandes potências do continente no nado sincronizado, o Brasil conquistou nesta quinta-feira a medalha de bronze no dueto do nado sincronizado. Com Lara Teixeira, terceira colocada no Rio-2007, e sua nova parceira, Nayara Figueira, a dupla fez uma apresentação segura e, se não ganhou a briga pela prata com os Estados Unidos, repetiu o resultado de quatro anos atrás. As brasileiras não esconderam certa chateação com as notas dadas para as norte-americanas.

Ao som de uma energética “ópera rock”, as brasileiras fizeram uma apresentação segura e com poucos erros, chegando a melhorar a pontuação em relação à rotina técnica e totalizando 177.413 pontos.

No entanto, os Estados Unidos mantiveram o favoritismo pela medalha de prata e conseguiram se manter na frente, ao somar 179.463.

O grande favorito Canadá, que chegou à rotina livre com 94.000, não teve dificuldades para confirmar o ouro, com 188.998.

"A gente ficou muito emocionada e feliz. Competimos com a alma. Melhoramos muito do Mundial para cá. Mas o nado é assim, muito subjetivo. A gente está muito feliz", comemorou Lara, com uma ponta de decepção pela nota norte-americana.

Já a técnica brasileira não concordou com o resultado. "A coreografia foi mais díficil do que do próprio segundo colocado [EUA]. Mas no nado é assim, você tem que mostrar em várias competições seguidas que é melhor para quebrar uma tradição de mil anos. As meninas dos Estados Unidos são campeãs olímpicas. Infelizmente é assim", afirmou Andrea Curi.

O Brasil veio de uma medalha de bronze no Rio de Janeiro, também no dueto. Na ocasião, Lara Teixeira teve outra parceira, Caroline Hildebrandt, e viu Estados Unidos conquistarem o ouro e o Canadá a prata - ambas as equipes visitantes com cerca de cinco pontos de diferença para as brasileiras.

Na quarta-feira, o Brasil passou pela rotina técnica da prova por equipes com a terceira colocação, exatamente como aconteceu no dueto, atrás das líderes canadenses e dos Estados Unidos. A disputa pela medalha, com a rotina livre, ocorre nesta sexta-feira, às 17h (de Brasília), e o Brasil tenta superar o bronze de 2007.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros