UOL Pan 2011 Brasil supera goleira trapalhona e bate a Costa Rica por 2 a 1 no futebol feminino - 20/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/20/brasil-supera-goleira-trapalhona-e-bate-a-costa-rica-por-2-a-0-no-futebol-feminino.htm
  • Brasil supera goleira trapalhona e bate a Costa Rica por 2 a 1 no futebol feminino
  • 20/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Brasileiras fazem dancinha para comemorar o gol de Débora (17), aniversariante do dia

Brasileiras fazem dancinha para comemorar o gol de Débora (17), aniversariante do dia

20/10/2011 - 21h54

Brasil supera goleira trapalhona e bate a Costa Rica por 2 a 1 no futebol feminino

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)

O Brasil tinha tudo para atropelar a quase amadora seleção da Costa Rica de futebol feminino, mas suou para construir a vitória. Com um gol da aniversariante Débora Oliveira e outro de Thais Guedes, a seleção verde-amarela ganhou por 2 a 1 das rivais nesta quinta, se aproximou da classificação e superou a goleira Yrlania Arroyo, que protagonizou a maior parte do jogo com trapalhadas e grandes defesas. As rivais ainda diminuíram no último minuto, de falta.

Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no sexto dia do Pan de Guadalajara

A vitória deixa a seleção comandada por Kleiton Lima em situação confortável no grupo B. O time está com seis pontos ao lado do Canadá, adversário da última rodada. A Costa Rica, com três, só eliminaria o Brasil se ganhasse e visse as norte-americanas golearem no jogo decisivo. Nenhuma das duas hipóteses é muito provável.

GOLEIRA ROUBA A CENA NA PARTIDA

  • Hector Guerrero/AFP

    A goleira Arroyo caiu com dores diversas vezes e falhou em outras tantas na derrota de seu país

“Entrar na equipe principal e fazer um gol no meu aniversário, é a maior felicidade”, comemorou Débinha, à Record. “Nós sabemos que temos de melhorar sempre, mas coloquei meu futebol alegre, tentei ajudar a equipe e deu certo. Agora, o Canadá será um rival forte, mas vamos para cima delas.”

Nesta quinta, a Costa Rica demonstrou toda a sua fragilidade, com um nível técnico muito inferior ao do Brasil. Só no primeiro foram três bolas na trave das atletas verde-amarelas.

Maurine carimbou o travessão duas vezes contra uma de Dani Batista. Nas três, Arroyo caiu com dores. Nas duas primeiras, se esticou para tentar defender, chegou a tocar na bola e pediu atendimento médico. Na terceira, chocou-se com Dani Batista e foi vaiada pela pequena e barulhenta torcida presente ao estádio Omnilife, em Guadalajara, que achou que tratava-se de cera.

Mas Arroyo não se destacava apenas quando estava no chão. A goleira teve seus bons momentos, como quando bloqueou um chute de Dani Batista, que estava na cara do gol. Em outros, no entanto, fez papel de atriz de comédia pastelão, dando rebotes fáceis e largando bolas cruzadas nos pés das brasileiras, que seguiam sem aproveitar.

O placar só foi aberto aos 14 minutos do segundo tempo. Após bela jogada de Rosana na direita, Débora Oliveira, que havia entrado no intervalo, se meteu entre as zagueiras e tocou no canto, sem chance para Arroyo. Para comemorar seu aniversário de 20 anos, completados nesta quinta, ela viu a comemoração se transformar em uma rodinha com as colegas.

Thais ampliaria na sequência, aos 17 minutos. A atacante tentou cruzar da direita e contou com uma falha de posicionamento de Arroyo. Em mais um momento de destaque, a goleira se esticou, mas não evitou o 2 a 0 brasileiro.

Tranquilidade até o fim? Nem pensar. Arroyo deu mais dois sustos nas colegas e voltou a pedir atendimento médico após outro choque. A demora e a desvantagem no placar fez com que as companheiras praticamente pedissem que ele saísse de campo, até que ela foi substituída aos 31 minutos, sob aplausos da torcida.

Susto também para o Brasil, que tomou um golaço de falta no último minuto, mas já sem tempo para que as costa-riquenhas tentassem o empate, com Shirley Cruz.

Já classificados, Brasil e Canadá se enfrentam na última rodada para decidir o primeiro lugar do grupo B, no sábado.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros