UOL Pan 2011 Record entra na discussão e ajuda brasileiro a recuperar ouro na natação - 18/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/18/record-entra-na-discussao-e-ajuda-brasileiro-a-recuperar-ouro-na-natacao.htm
  • Record entra na discussão e ajuda brasileiro a recuperar ouro na natação
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Leonardo de Deus vibra com vitória no Pan e chora no pódio

Leonardo de Deus vibra com vitória no Pan e chora no pódio

18/10/2011 - 07h01

Record entra na discussão e ajuda brasileiro a recuperar ouro na natação

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

A equipe brasileira de natação contou com um importante aliado na briga para recuperar a medalha de ouro de Leonardo de Deus: a TV Record participou ativamente da discussão com os organizadores do Pan para manter a vitória do brasileiro nos 200 m borboleta. Até o presidente da Fina, o uruguaio Julio Maglione, ouviu uma funcionária da emissora.

Brasileiros no terceiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no terceiro dia do Pan de Guadalajara

Assim que a desclassificação foi anunciada, uma produtora da Record começou a se mexer. Falou com alguns funcionários do Pan e argumentou que outros nadadores brasileiros já haviam nadado, sem problemas, com a mesma touca que causou toda a polêmica por culpa da presença de um patrocinador.

BRASILEIRO SE DESESPERA COM PERDA

  • Reuters/Sergio Moraes

    Durante pouco mais de 30 minutos, Leonardo de Deus ficou desesperado. E deixou isso claro ao sair da piscina e saber que havia perdido a medalha de ouro. Inconformado, passou gesticulando muito pela zona mista e foi correndo para a piscina de soltura. Não falou com ninguém além da equipe brasileira. Entre as lições, uma certeza: a polêmica touca dos 200 m borboleta será aposentada.

“A gente fez imagem de outros atletas com a touca. A culpa é da organização, não do atleta”, alegou a produtora de maneira bastante enfática na entrada do corredor que liga a piscina de competição à piscina de soltura.

Segundo ela, outros brasileiros usaram a mesma touca em provas anteriores neste Pan e nada aconteceu. A sala de controle autorizou os outros brasileiros, assim como também autorizou Leonardo de Deus, em decisão reconhecida posteriormente pelos organizadores.

Pouco depois, a repórter Adriana Araújo, que fazia a transmissão ao vivo, iniciou outra discussão. Ela queria sair da área onde estava para se aproximar dos dirigentes brasileiros que argumentavam com os organizadores. Não foi autorizada e fez cara de poucos amigos.

A produtora, por sua vez, seguiu com sua batalha a favor de Leonardo de Deus. Em dado momento, aproximou-se e começou a fundamentar a defesa do brasileiro junto ao presidente da Fina (Federação Internacional de Natação), Julio Maglione.

No final das contas, a delegação brasileira conseguiu reverter a decisão e recuperar o ouro de Leonardo de Deus para alegria verde-amarela e também para alegria da Record, que mostrou mais um pódio na competição da qual é detentora dos direitos de transmissão.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros