UOL Pan 2011 Leonardo de Deus revela desespero ao perder medalha e aposenta touca polêmica - 18/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/18/leonardo-de-deus-revela-desespero-ao-perder-medalha-e-aposenta-toca-polemica.htm
  • Leonardo de Deus revela desespero ao perder medalha e aposenta touca polêmica
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Brasileiro lamenta desclassificação na final, antes de saber que recuperou seu ouro

Brasileiro lamenta desclassificação na final, antes de saber que recuperou seu ouro

18/10/2011 - 00h44

Leonardo de Deus revela desespero ao perder medalha e aposenta touca polêmica

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

Durante pouco mais de 30 minutos, Leonardo de Deus ficou desesperado. E deixou isso claro ao sair da piscina e saber que havia perdido a medalha de ouro. Inconformado, passou gesticulando muito pela zona mista e foi correndo para a piscina de soltura. Não falou com ninguém além da equipe brasileira. Entre algumas lições, ficou uma certeza: a polêmica touca dos 200 m borboleta será aposentada.

Brasileiros no terceiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no terceiro dia do Pan de Guadalajara

“Ela tem um pouco de história para contar agora, mas prefiro deixar ela guardada agora e não mexer mais nela”, avisou Leonardo, entre os primeiros sorrisos esboçados depois de tanta polêmica.

Um fiscal da área da piscina alegou que a presença da marca Yakult na touca do brasileiro estava irregular. No entanto, outro fiscal, da sala de controle, havia aprovado a touca, autorizando-o a nadar. Depois de uma discussão envolvendo todos os fiscais e algumas autoridades, a vitória foi devolvida.

“Fiquei desesperado quando vi que tinha sido desclassificado. Sabia que eles iam voltar atrás e reconhecer minha vitória. Deu tudo certo. Todo mundo veio falar comigo e dizer que não ia ficar assim. Quero esquecer esse episódio”, desabafou Leonardo.

Os olhos do brasileiro ainda estavam vermelhos de tanto chorar. “Imagina um garoto de 20 anos no seu primeiro Pan vencer a prova e acontecer tudo que aconteceu. Para mim o mundo caiu por um tempinho, mas deu tudo certo e agora quero me concentrar.”

A medalha de ouro de Leonardo de Deus nos 200 m borboleta foi a oitava do Brasil neste Pan de Guadalajara (Thiago Pereira faturou a nona ao ganhar os 100 m costas). A delegação verde-amarela aparece em segundo lugar no quadro geral, atrás apenas dos Estados Unidos, com 16 ouros.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros