UOL Pan 2011 Record acusa Globo de piratear imagens do Pan - 17/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/17/record-acusa-globo-de-uso-piratear-imagens-do-pan.htm
  • Record acusa Globo de piratear imagens do Pan
  • 18/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
As imagens da abertura do Pan exibidas pela Globo configuram uso "ilegal" para Record

As imagens da abertura do Pan exibidas pela Globo configuram uso "ilegal" para Record

17/10/2011 - 14h19 / Atualizada 17-10-2011

Record acusa Globo de piratear imagens do Pan

Mauricio Stycer e Rafael Krieger
Em Guadalajara (México) e em São Paulo

Imagens da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara exibidas pelo “Jornal Nacional” no sábado e do nadador Cesar Cielo vistas no “Fantástico” no domingo configuram pirataria, ou uso “ilegal”, na visão da Record, detentora exclusiva dos direitos de transmissão do evento para o Brasil.

JORNAL NACIONAL QUEBRA O SILÊNCIO

  • Reprodução

    O Jornal Nacional deste sábado finalmente fez menção aos Jogos Pan-Americanos do México, que têm transmissão exclusiva da Record.

Em e-mail enviado ao UOL Esporte, a Record fez um reparo à nota publicada sobre o noticiário de 20 segundos apresentado pela Globo na noite de sábado: “As imagens exibidas pela Globo não foram cedidas pela Record, única detentora dos direitos no Brasil. A medida foi ilegal”.

Questionada se a emissora carioca não teria direito de exibir imagens por poucos minutos, a Record acrescentou: “A Globo não pediu contrato de cessão de imagens do evento. O ato foi ilegal”.

Procurada, a Globo respondeu que está averiguando se houve algum erro na utilização das imagens: “A TV Globo usou alguns segundos de imagens da APTN (Associated Press Television News), de quem é cliente. No script das imagens, não havia embargo para o território brasileiro. De qualquer forma, estamos verificando com a agência se houve algum lapso da parte deles. “

Ainda segundo a Globo, o  procedimento seria padrão: “No jogo da seleção brasileira contra o México, a TV Record, que não tinha os direitos da partida, usou algumas imagens da CNN, num procedimento similar”, informou.

Segundo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a questão envolve a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), responsável pelos Jogos, e a ISB (Insternational Sports Broadcasting), a empresa espanhola responsável pela geração de todas as imagens do evento.

A Globo  está credenciada no Pan como ENR, que designa as emissoras que não tem direitos de transmissão. Quem tem esta credencial pode circular pelo centro de imprensa, mas não pode filmar ou registrar o áudio de nada – nem eventos, nem entrevistas. Excepcionalmente no Pan, os credenciados com ENR têm acesso à área internacional da Vila Pan-Americana.

Ao mesmo tempo, os ENR recebem um resumo diário de dois ou três minutos, providenciado pela ISB, com imagens que podem ser utilizadas.

Para usar estas imagens, a Globo deveria ter assinado um “Instrumento de Disponibilização de Imagens”, oferecido pela Record a todas as emissoras brasileiras. SBT, Cultura, RedeTV!, Band, BandSports, BandNews e TV Brasil assinaram o documento.

Segundo a Record, a Globo jamais respondeu à oferta para que assinasse este termo. Por este motivo, a emissora paulista desconhece a origem das imagens exibidas pela concorrente.

* Atualizado às 15h.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros