UOL Pan 2011 Globo reconhece erro em uso de imagens do Pan, mas atribui culpa a agência de notícias - 17/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/17/globo-reconhece-erro-em-uso-de-imagens-do-pan-mas-atribui-culpa-a-agencia-de-noticias.htm
  • Globo reconhece erro em uso de imagens do Pan, mas atribui culpa a agência de notícias
  • 19/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Imagens de Cesar Cielo no Pan foram exibidas pela Globo de forma indevida

Imagens de Cesar Cielo no Pan foram exibidas pela Globo de forma indevida

17/10/2011 - 17h18

Globo reconhece erro em uso de imagens do Pan, mas atribui culpa a agência de notícias

Mauricio Stycer
Em Guadalajara (México)

Acusada pela Record de usar sem permissão imagens dos Jogos Pan-Americanos em seus noticiários, a Globo reconheceu no início da tarde que não poderia ter exibido as cenas que mostrou. A culpa, porém, segundo a emissora, foi da agência de notícias que enviou as imagens.

Segundo a Central Globo de Comunicação, a responsabilidade pelo ocorrido é da APTN, a divisão de televisão da Associated Press, uma das mais respeitadas e antigas agências de notícias do mundo.

A emissora argumenta que nas imagens enviadas pela APTN não havia a informação sobre o “embargo para o Brasil”, ou seja, que  elas não poderiam ser exibidas no país. “As imagens vieram liberadas para uso. Quando fomos perguntados hoje sobre isso, voltamos o questionamento para a APTN, que então nos mandou o pedido de desculpas”, disse a Globo.

Como o UOL Esporte noticiou nesta segunda-feira, a Record, dona dos direitos de transmissão do Pan no Brasil, acusou a Globo de uso ilegal de imagens.  Segundo a emissora, a concorrente não assinou um “Instrumento de Disponibilização de Imagens”, oferecido pela Record a todas as emissoras brasileiras. SBT, Cultura, RedeTV!, Band, BandSports, BandNews e TV Brasil assinaram o documento.

Segundo a Record, a Globo jamais respondeu à oferta para que assinasse este termo. Por este motivo, a emissora paulista desconhece a origem das imagens exibidas pela concorrente.

 

Brasileiros no terceiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no terceiro dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros