UOL Pan 2011 Brasil neutraliza 'brasileiras' de Cuba, vence clássico, ganha vaga na semi e folga - 17/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/17/brasil-neutraliza-brasileiras-de-cuba-vence-classico-e-ganha-vaga-na-semi-e-folga.htm
  • Brasil neutraliza 'brasileiras' de Cuba, vence clássico, ganha vaga na semi e folga
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Paula, Fabiana, Tandara, Thaísa e Sheilla comemoram vitória do Brasil sobre Cuba

Paula, Fabiana, Tandara, Thaísa e Sheilla comemoram vitória do Brasil sobre Cuba

17/10/2011 - 22h03

Brasil neutraliza 'brasileiras' de Cuba, vence clássico, ganha vaga na semi e folga

Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

O técnico José Roberto Guimarães chamou a atenção para duas caribenhas que têm em suas camisas algo muito comum no Brasil: os sobrenomes Silva e Santos. Mas ambas foram neutralizadas pela seleção verde-amarela na noite desta segunda-feira. As atuais campeãs olímpicas venceram o clássico contra Cuba com propriedade por 3 a 1 (25-23, 21-25, 25-22 e 25-18), garantiram a liderança do grupo A dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e asseguraram vaga direta nas semifinais e um dia de folga.

A competição feminina de vôlei segue nesta terça-feira com as quartas de final – com cruzamento entre grupos de segundos contra terceiros colocados. Os dois líderes avançam direto às semifinais e têm um dia de descanso – só voltam a jogar na quarta. É o caso do Brasil.

Para assegurar o privilégio, as comandadas de José Roberto Guimarães enfrentaram resistência desde o início. As cubanas foram ferozes perseguidoras e mostraram porque podem ser novamente a pedra no sapato do Brasil rumo ao quarto título pan-americano. O treinador brasileiro logo teve que chamar suas jogadoras para o jogo: “Acorda”, pedia ele, com gritos ouvidos das arquibancadas do então vazio ginásio.

As meninas responderam em quadra e chegaram a abrir quatro pontos (14-10). Silva deixou o jogo com dores, mas logo voltou para dar trabalho. As cubanas viraram e foram ao segundo tempo técnico em vantagem (16-15). As atuais campeãs olímpicas voltaram a deslanchar, mas foram incomodadas em passagem da principal rival pelo saque. Mesmo assim, deu Brasil: 25-23.

A equipe verde-amarela começou melhor, mas sucumbiu no segundo set. Silva e Santos sacam em sequência e deram dor de cabeça à recepção brasileira. Em desvantagem, o Brasil teve que correr atrás e Zé Roberto mudou: tirou Mari e colocou Fernanda Garay e apostou em sua Silva: a central Juciely, que substituiu a capitã Fabiana. Não deu certo. Apoiada pela maioria do numeroso público do ginásio, Cuba empatou ao fechar em 25-21.

As caribenhas embalaram na partida e começaram arrasadoras: 5-2. Zé Roberto parou o jogo e a líbero Fabi foi a responsável por recolocar o Brasil no terceiro set. Com uma bela e eficiente sequência de defesas, ela pôs fogo na parcial marcada por inversões de placar e muito equilíbrio até a definição por 25-22 para o Brasil.

As caribenhas novamente tiveram mais iniciativa no início do quarto set. Mas a eficiência no ataque das ponteiras e o bloqueio bem postado ajudou a equipe verde-amarela a assumir o comando do marcador. Seguidos erros derrubaram o embalo das atuais campeãs pan-americanas, que não conseguiram reagir nem com noite inspirada de suas principais jogadoras. Cuba tem Silva e Santos, mas o Brasil tem Lins (Dani), Castro (Sheilla), Claudino (Fabiana), Menezes (Thaísa), Pequeno (Paula), Steinbrecher (Mari), Oliveira (Fabi) e no banco Guimarães.
 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros