UOL Pan 2011 Apesar de ouros, dia do Brasil no Pan tem atletas cortados, patinador furtado e vagas perdidas - 17/10/2011 - UOL Pan 2011
Jaqueline chega ao hotel da seleção de vôlei após deixar o hospital e encontra Fabi

Jaqueline chega ao hotel da seleção de vôlei após deixar o hospital e encontra Fabi

17/10/2011 - 00h20

Apesar de ouros, dia do Brasil no Pan tem atletas cortados, patinador furtado e vagas perdidas

Do UOL Esporte
Em Guadalajara (México)

A bruxa está solta na delegação brasileira que disputa os Jogos Pan-Americanos  de Guadalajara, no México. No segundo dia de disputa, apesar das quatro medalhas de ouro (três na natação e uma na ginástica rítmica), o Brasil teve duas de suas estrelas cortadas, um atleta furtado e duas vagas olímpicas perdidas.

A "zica" começou ainda na madrugada com o corte da ponteira Jaqueline. A jogadora sofreu uma concussão e uma fratura cervical e foi internada em um hospital de Guadalajara. Jaqueline já foi liberada, mas não terá condições de disputar o Pan. A recuperação demorará cerca de dois meses.

A outra baixa na delegação aconteceu bem longe do México. Em Tóquio, no Japão, Jade Barbosa caiu de mau jeito após executar um salto e torceu o tornozelo esquerdo. Resultado, nem viaja para Guadalajara com o restante da delegação da ginástica artística.

A bruxa atacou também no Brasil. Marcel Stürmer, astro da patinação artística, foi furtado  em Porto Alegre hora antes de iniciar a viagem para o México. O carro do atleta foi levado, e junto o material de competição.

“Passei por diversas adversidades. Ninguém chega ao Pan com um treinamento simples e sem passar por muitas dores e dificuldades. Então achei que o pior já tinha passado e era só lutar pela medalha”, contou Marcel, ao UOL Esporte, com tom de lamento. “Mas vou tentar canalizar tudo isso, são nesses momentos que a pessoa mostra o que é. Todo mundo cai, você pode se lamentar ou olhar para a frente, e escolhi este segundo caminho.”

O carro de Stürmer já foi encontrado, mas os patins já tinham sumido. O patinador, dono de duas medalhas de ouro em Pan-Americanos, ofereceu até uma recompensa para recuperar o material.

Em Guadalajara, mais brasileiros lamentaram algo que se perdeu. No adestramento do hipismo e no tiro o país ficou sem a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

No tiro, Julio Almeida ficou com a medalha de bronze na prova de pistola de ar 10m. Mas o pódio não foi suficiente para o principal objetivo do atleta em Guadalajara: ganhar a medalha de ouro e a vaga na Olimpíada de Londres.

Frustração também no hipismo. Um pódio garantia ao Brasil uma vaga na Olimpíada, mas a equipe ficou apenas em quinto lugar. "Todos deram o seu melhor. Ganhamos quatro pontos percentuais na nota em relação aos Jogos anteriores”, lamentou o cavaleiro Mauro Pereira Junior.

Brasileiros no segundo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no segundo dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros