UOL Pan 2011 Pentatlo une esportes incompatíveis e até família de atletas sofre para entender - 16/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/16/pentatlo-une-esportes-incompativeis-e-ate-familia-de-atletas-sofre-para-acompanhar.htm
  • Pentatlo une esportes incompatíveis e até família de atletas sofre para entender
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Yane Marques nas provas de esgrima, combinado, natação e hipismo

Yane Marques nas provas de esgrima, combinado, natação e hipismo

16/10/2011 - 07h00

Pentatlo une esportes incompatíveis e até família de atletas sofre para entender

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

A união de cinco esportes tão diferentes quanto esgrima, tiro, natação, corrida e hipismo é um atrativo quase irresistível para regras complicadas. No pentatlo moderno, os índices, somas e contas necessários para saber quem está na frente confunde público, jornalistas e até quem poderia ter mais intimidade com a modalidade. Que o diga a família dos atletas.

MEXICANO VIRA "NARRADOR DE TURFE" PARA DAR EMOÇÃO NA NATAÇÃO

  • Daniel Marenco/Folhapress

    Percebendo que o público não estava muito animado com o pentatlo moderno, os mexicanos resolveram inovar. Na prova de natação, o encarregado de anunciar os resultados fez uma narração braçada a braçada das baterias. A narração mais parecia turfe.

A mãe de Yane Marques e os pais de Priscila Oliveira vieram do Brasil ao México para acompanhar as filhas no Pan de Guadalajara. Empolgados na torcida, porém, os três admitem: não entendem muito das regras.

“Eu só acompanho mesmo pelos anúncios. Não dá para ficar fazendo conta”, diz Goretti Fonseca, mãe da medalhista de prata Yane. “A gente não fica contando, não. Ou faz conta, ou torce. E nós torcemos”, completa o pai de Priscila, Paulo Oliveira.

Quem já assistiu a uma competição de pentatlo moderno não os culpa. O esporte é um dos menos adaptados para o público dos Jogos Pan-Americanos. Na primeira prova, de esgrima, todas as esgrimistas lutam entre si. Saber quem está na frente é impossível.

A partir da segunda prova, as coisas ficam ainda mais difíceis. Para que os resultados da esgrima e da natação sejam somados, é usado um coeficiente que compara os rendimentos. Então, além do tempo do atleta nos 200m livre, o expectador ainda precisa transformar esse tempo em pontos e, então, somar ao total da primeira prova (que já foi convertido).

Quando começa a terceira das quatro disputas, quem tentou acompanhar já está completamente perdido. É aí que entra o hipismo e suas regras peculiares. Nenhum atleta salta com o seu cavalo. Os animais são da organização e sorteados minutos antes da prova. O pentatleta tem 20 minutos para conhecer o animal antes de entrar na arena de saltos.

As melhores fotos do Pan-2011
As melhores fotos do Pan-2011

Ao fim da prova, mais contas: o excesso de tempo e as faltas também são convertidas em pontos, na base de 2000, que contam para o resultado final. “Para entender, só usando a nossa consultora”, admite Fátima Rabelo, mãe de um dos técnicos da seleção, Thales, apontando para Denise França. A última é mulher do outro técnico da seleção, Alexandre França, e a especialista nas contas. “Aqui a gente ajuda todo mundo. Somos a equipe de apoio”.

Sorte do público que quem criou o pentatlo pensa, pelo menos um pouquinho, em quem está assistindo. Por isso, na última prova, após mais uma série de contas complicadas, tudo fica claro. A diferença de pontos do líder se transforma em vantagem de tempo. A conta é fácil: você pega a diferença de pontos e divide por quatro. O resultado é o número de segundos que o atleta vai sair depois que o primeiro largar.

Com isso, quem chega em primeiro após três voltas no circuito, em que o competidor corre e atira (em um pequeno estande), é o vencedor. Se você achou complicado, nem pense em olhar para o resultado final da prova. Quem assistiu à vitória de Yane Marques no sábado, por exemplo, sabe que ela ficou a 24 segundos da norte-americana Margoux Isaksen. Mas o resultado mostra 96 pontos de vantagem para a vencedora...

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros