UOL Pan 2011 Thiago Pereira vence 400m medley e abre contagem de ouros do Brasil: "me poupei" - 15/10/2011 - UOL Pan 2011
Thiago chegou à final dos 400 m medley com o 2º tempo e conquistou o título

Thiago chegou à final dos 400 m medley com o 2º tempo e conquistou o título

15/10/2011 - 21h25

Thiago Pereira vence 400m medley e abre contagem de ouros do Brasil: "me poupei"

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)

Thiago Pereira deu ao Brasil seu primeiro ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O nadador, grande estrela com seu recorde de medalhas há quatro anos, no Rio de Janeiro, mais uma vez roubou a cena na competição. Com o tempo de 4min16s68 e muita facilidade, o brasileiro venceu a final dos 400m medley e abriu a contagem de primeiros lugares do país no México. Na prova feminina, Joanna Maranhão foi prata, mesmo resultado do 4 x 100 m livre feminino.

Os norte-americanos Conor Dwyer, com 4min18s22, e Robert Margalis, com 4min24s88, completaram o pódio. Após a prova, Thiago foi confirmado para ir à piscina neste domingo, no revezamento, aumentando suas chances de recorde no Pan.

"Comecei com o pé direito. Normalmente eu saio bem mais cansado, meio sem conseguir andar, mas deu para segurar e me poupar nos últimos 100m, antes das próximas provas. Quando puder, vou segurar", afirmou Thiago.

A vitória já era esperada pela disparidade de Thiago Pereira com relação aos seus rivais. Pela manhã, na semifinal, ele se deu ao luxo de poupar-se no fim e classificou-se com o segundo melhor tempo. Conor Dwyer, dos Estados Unidos, no entanto, estava longe de ser uma ameaça. Seu melhor tempo no ano é mais de três segundos pior que o do brasileiro.

A distância foi vista na piscina. Thiago Pereira dominou toda a prova e conseguiu a primeira medalha de ouro para o Brasil na competição. Em 2007, o nadador já havia chamado a atenção ao ganhar oito medalhas, sendo seis ouros, uma prata e um bronze.

Depois do sucesso no Rio, Thiago Pereira não conseguiu estabelecer-se entre os melhores de suas provas, sempre muito disputadas. No Pan, no entanto, ele segue muito forte. Até o fim da competição ele ainda nadará os 200m medley, os 200m peito, os 100m e os 200m costas, o 4x200m livre e o 4x100m medley.

Se ganhar todas, ele baterá seu próprio recorde de ouros brasileiros em uma mesma edição do Pan, estabelecido em 2007. Neste ano, ele chegou cogitar competir em nove provas, para alcançar o recorde de pódios, mas acabou desistindo do feito.

Prata de Joanna Maranhão

Entre as mulheres, Joanna Maranhão ficou perto de um segundo ouro para o Brasil. Nos 400 m medley, ela começou a prova liderando, perdeu espaço a partir do nado peito, mas se recuperou a tempo de ficar com a prata.

Julia Elizabeth foi a campeã, mas tomou um aperto de Joanna nos últimos metros. "Minha técnica deve estar se remoendo, pensando que eu devia ter atacado mais. Mas posso conquistar muito mais. Meu coração tá saindo pela boca", comemorou a brasileira.

Elizabeth conquistou o ouro com o tempo de 4min46s15, tempo muito próximo de Joanna, que fechou com 4min46s33. O bronze foi de outra norte-americana, Allysa Mary Vavra.

Revezamento também é prata

Mais uma prata veio na última prova do dia, no revezamento. As garotas do 4x100m livre perderam apenas para os Estados Unidos, que dominaram toda a prova e fecharam com 3min40s66.

Michelle Lenhardt, Tatiana Barbosa, Flavia Delaroli e Daynara de Paula - que já havia ido ao pódio nesta noite - fecharam na segunda colocação, vencendo a disputa com os canadenses ao cravar 3min44s62.

Brasileiros no primeiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no primeiro dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros