UOL Pan 2011 Thiago Pereira é confirmado no revezamento e aumenta chance de recorde no Pan - 15/10/2011 - UOL Pan 2011
15/10/2011 - 22h56

Thiago Pereira é confirmado no revezamento e aumenta chance de recorde no Pan

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)

Thiago Pereira vai ganhar uma chance a mais de ouro. O primeiro brasileiro a conseguir um ouro nos Jogos Pan-Americanos almeja ao menos aproximar-se das oito medalhas que conseguiu há quatro anos, no Rio de Janeiro. Além de suas provas tradicionais, ele teve a confirmação neste sábado de que pode participar também de um possível triunfo no revezamento 4x100m livre.

A eliminatória acontecerá pela manhã e a final à noite. Como os principais velocistas do Brasil têm outras provas, serão poupados. Cesar Cielo, Nicholas Oliveira e Bruno Fratus darão lugar a Thiago Pereira, Gabriel Mangabeira e Henrique Rodrigues, que comporão o time com o titular Nicholas Santos.

“A troca já estava prevista, a gente só estava esperando a organização decidir se ia ter mesmo a eliminatória. É um jeito de ajudar o resto do pessoal a se cansar menos para a final à noite, já que eles também vão ter outras provas”, disse o nadador, que venceu os 400m medley com folga neste sábado. Em contrapartida, Thiago Pereira poderá entrar na lista de possíveis medalhistas em caso de pódio para o Brasil.

Em 2007, Thiago Pereira ganhou oito medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e uma de bronze. Neste ano, ele chegou a pensar em brigar pelo seu próprio recorde de medalhas brasileiras ganhas na mesma edição de Pan, mas decidiu não colocar isso como objetivo.

O nadador competiria em sete provas em Guadalajara, e agora também fará uma participação na oitava. Com isso, já começa a pensar em poupar energia para longa semana que terá. “Eu consegui dosar mais hoje, na final dos 400m medley. Não saí da piscina quase morto, como eu normalmente faço. Agora sempre que eu puder e estiver na frente vou segurar um pouquinho”, disse Thiago Pereira. 

Brasileiros no primeiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no primeiro dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros