UOL Pan 2011 Janice Teixeira para de cantar após AVC, mas se recupera para atirar no Pan - 15/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/15/janice-teixeira-para-de-cantar-apos-avc-mas-se-recupera-para-atirar-no-pan.htm
  • Janice Teixeira para de cantar após AVC, mas se recupera para atirar no Pan
  • 20/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Janice teve o AVC em 2008, um ano após ser a quinta colocada no Pan de 2007

Janice teve o AVC em 2008, um ano após ser a quinta colocada no Pan de 2007

15/10/2011 - 10h01

Janice Teixeira para de cantar após AVC, mas se recupera para atirar no Pan

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

O assunto é delicado e ela prefere nem lembrar, mas Janice Teixeira tem uma daquelas histórias de superação que chamam a atenção. A atiradora de 49 anos teve um AVC (acidente vascular cerebral) há três anos, recuperou-se e hoje é uma das integrantes da equipe brasileira de tiro no Pan de Guadalajara. O problema de saúde a afastou da música (ela é cantora nas horas vagas), mas não a impediu de competir no México.

"Não gosto de falar disso, mas tive um AVC há três anos. Não tive sequelas físicas, mas para cantar ainda não dá, muitos neurônios morreram [risos]. Espero voltar aos poucos agora. Meus prazeres são cantar e atirar", resume a gaúcha.

O percalço atrapalhou, mas não desanimou Janice. Ela conseguiu vaga no Pan do México e está prestes a disputar os Jogos pela terceira vez na carreira (foi medalha de bronze em 2003, em Santo Domingo, e quinta colocada no Rio-2007). Janice disputa a fossa olímpica com carabina.

"Na verdade eu fui abençoada por ainda estar bem e não posso me queixar de nada, não posso reclamar. Isso serviu de incentivo para mim e para os outros. Às vezes temos alguns percalços na vida e ficamos reclamando de tudo, mas o negócio é ir à luta".

Dos seus dois grandes prazeres, a música precisou ficar um pouco de lado. Ela, contudo, lembra feliz dos tempos em que morava no Rio Grande do Sul e fazia shows em sua terra natal.

"Não cantei profissionalmente, mas tinha uma banda e nós fazíamos eventos, apresentações e até teatro. Eu cantava bastante música italiana e brasileira, são minhas preferidas. Até 2008 tocávamos muito", disse Janice, citando o ano em que teve o AVC.

Fã de Zizi Possi, Titãs e Capital Inicial, a gaúcha de Osório planeja se reaproximar do microfone em breve. "Agora estou morando no Rio de Janeiro desde janeiro deste ano e ainda não criei um círculo para voltar a cantar. Não posso cantar sozinha, preciso de uma banda. Sei tocar um pouco de violão, mas só o básico. Aos poucos vou voltar".

Enquanto isso, Janice curte mais uma participação no Pan. Ela competirá em Guadalajara nesta terça-feira, a partir das 12h (de Brasília). Na fossa olímpica feminina, cada atiradora tem 75 disparos divididos em três séries. As melhores se classificam para a final, disputada no mesmo dia.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros