UOL Pan 2011 Organização ignora feriado e chuva em correria para terminar palco do atletismo - 13/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/13/organizacao-ignora-feriado-e-chuva-em-correria-para-terminar-palco-do-atletismo.htm
  • Organização ignora feriado e chuva em correria para terminar palco do atletismo
  • 18/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Operário solda rampa de acesso no estádio em Zapopan

Operário solda rampa de acesso no estádio em Zapopan

13/10/2011 - 07h04

Organização ignora feriado e chuva em correria para terminar palco do atletismo

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

Nem a festa para a Virgem de Zapopan nem a chuva causada pelo furacão Jova fizeram a organização do Pan frear as obras no estádio Telmex. Quase 200 pessoas trabalharam normalmente na última quarta-feira para (tentar) finalizar o palco do atletismo, o mais atrasado de todos. O local ainda é um grande canteiro de obras e já repercute negativamente.

Enquanto milhares de pessoas faziam uma romaria e comemoravam o dia da Virgem de Zapopan, outros tantos devotos empurravam carrinhos com pedras, carregavam peças de metal e se dividiam em diferentes funções no estádio Telmex. Tudo a toque de caixa.

“Depois do trabalho muitos de nós vamos para a festa da Virgem de Zapopan. E quem tiver que trabalhar até mais tarde, vai só à noite ver as danças e as atrações típicas”, comentou o eletricista Gerardo Celis.

A chuva atrapalhou, mas não virou um grande obstáculo. Com capas e agasalhados, os trabalhadores seguiram em ritmo intenso. A parte de jardinagem sofreu com o mau tempo e impediu que mudas fossem plantadas. Alguns operários ainda foram encarregados de secar as instalações. Corredores tiveram grande acúmulo de água.

“As obras acontecem 24 horas por dias nas últimas duas semanas por culpa do atraso. São quase 200 pessoas trabalhando diariamente. A ideia era deixar tudo pronto até o final da semana, mas a chuva está atrapalhando. Mas vai dar tempo”, emendou o soldador Jorge López.

Os problemas com prazos enfrentados atualmente são reflexo de complicações que surgiram já no início da construção, em 2008. Inúmeros problemas políticos e ambientais interferiram no cronograma da sede entre 2008 e 2010. Com isso, mudanças de lugar e indefinições recorrentes culminaram numa sequência de atrasos.

Resultado: na véspera da abertura oficial do Pan, tratores, caminhões e centenas de operários ainda ocupam o estádio construído no lugar de um antigo campo de futebol em Zapopan, município da região metropolitana de Guadalajara. O terreno, antes de ganhar o caráter esportivo, era um grande estacionamento de caminhões de lixo.

O palco do atletismo tem capacidade para quase 9 mil pessoas e está localizado a 19 km da Vila Pan-Americana. As disputas acontecem entre os dias 23 e 30 de outubro e os eventuais recordes batidos serão validados, já que na última terça-feira a IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) homologou a pista mexicana.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros