UOL Pan 2011 Porta-bandeira do Brasil no México, Hoyama decide não falar em "último Pan" - 12/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/12/porta-bandeira-do-brasil-no-mexico-hoyama-decide-nao-falar-em-ultimo-pan-da-carreira.htm
  • Porta-bandeira do Brasil no México, Hoyama decide não falar em "último Pan"
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
12/10/2011 - 15h13

Porta-bandeira do Brasil no México, Hoyama decide não falar em "último Pan"

Bruno Doro e Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)
  • Hugo Hoyama recebe a bandeira para carregar na abertura do Pan-Americano dos dirigentes do COB

    Hugo Hoyama recebe a bandeira para carregar na abertura do Pan-Americano dos dirigentes do COB

Hugo Hoyama emocionou e emocionou-se em 2007, ao conquistar o ouro no Rio de Janeiro no que seria o seu último Pan. Só que a promessa de aposentadoria ficou para trás. O mesa-tenista superou as lesões que o incomodavam, virou símbolo da delegação brasileira em Guadalajara e agora se recusa a fazer novas promessas sobre aposentadoria.

“Nunca mais falo que é o meu último Pan. Vou continuar treinando para Londres e quem sabe chego mais para frente. O que eu sei é que não posso deixar de ajudar de alguma maneira. Pode até ser o meu último Pan como jogador, mas quero voltar como técnico, supervisor ou qualquer outra coisa. O que eu não posso é deixar tudo que eu aprendi no tênis de mesa escondido. Tenho de passar para a garotada. Mas agora não estou dando dica nenhuma, senão eles ganham de mim”, disse Hugo Hoyama, após o anúncio oficial feito pelos dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Hugo Hoyama ficou sabendo que será o porta-bandeira do Brasil na noite da última terça-feira, e teve de guardar segredo até de seus companheiros de quarto. Contente e visivelmente emocionado pela oportunidade, ele brincou com o fato de que não teria essa chance se tivesse parado antes.

“Será que o pessoal pensou que eu queria muito ser um porta-bandeira?”, disse Hoyama, aos risos, completando de forma mais séria. “Não quero jogar pelo meu passado no Pan”, disse o mesa-tenista.

Se depender de Bernard Rajzman, ex-jogador de vôlei e chefe de missão do Brasil no México, a aposentadoria está distante. “Eu brinco que quando eu parei, em 1989, ele já estava falando em parar. Em 2007 também, disse que ia parar e não parou. O fato dele não ter desistido nos deixa com muita expectativa”, disse o hoje dirigente.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros