UOL Pan 2011 Pena de ganso, toalhinha e cartola compõem regras bizarras no Pan; veja todas - 09/09/2011 - UOL Pan 2011
09/09/2011 - 07h00

Pena de ganso, toalhinha e cartola compõem regras bizarras no Pan; veja todas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Os Jogos Pan-Americanos vão reunir dezenas de modalidades e milhares de atletas. Entre estrelas e anônimos, o espectador mais atento da competição vai perceber que alguns deles são obrigados a cumprir regras curiosas, que vão desde secar-se antes de uma luta até a obrigação de usar cartola.

Veja abaixo cinco regras bizarras dos esportes do Pan:

PETECA DE BADMINTON É FEITA DE PENAS (DA ASA ESQUERDA) DE GANSO

  • Uma peteca de badminton pode ser feita com material sintético ou penas de ganso. Mas não quantas você quiser. Exatas 16, segundo a regra do esporte. Mais que isso: diz a lenda que as penas têm de ser retiradas da asa esquerda dos gansos. A explicação? Bom, como eles dormem sob o seu lado direito, as penas da esquerda ficam menos amassadas que as do outro lado.

A CARTOLA É TRAJE OBRIGATÓRIO NO ADESTRAMENTO DO HIPISMO

  • O hipismo é um esporte que preza pela elegância. Em sua variação mais conhecida, nos saltos, os atletas entram de casaca para competir. Mas o adestramento exagera nas exigências "fashion": o traje obrigatório inclui também uma inusitada cartola (no lugar  do quepe tradicional das provas de saltos). A explicação também é simples: como exige menos agilidade dos participantes, a elegância passa a ser uma das exigências.

NA LUTA OLÍMPICA, ATLETA TEM DE FAZER A BARBA E SE MANTER SECO

  • Quando você pensa em luta olímpica, qual imagem vem à cabeça? Ogros de malha se agarrando? Bom, não é bem assim. As lutas estão no seleto grupo de esportes que exigem cuidado com a aparência, mesmo que a preocupação com a beleza propriamente dita fique em segundo plano. Os participantes devem se apresentar ao juiz antes da luta sempre com a barba feita, as unhas cortadas e seco. Sim, isso mesmo, seco. Se ele estiver suado, fica pegajoso e impede o andamento normal do combate. Por isso, é comum durante as competições ver atletas andando sempre com uma toalhinha.

A DISTÂNCIA DA MARATONA FOI DEFINIDA PELA VONTADE DA RAINHA INGLESA

  • Você sabe que a maratona é a prova mais longa do atletismo e que tem, mais ou menos, 42 quilômetros. Se você é um entendido no assunto, sabe que os maratonistas devem correr exatos 42,195 km. O que talvez seja novidade é o motivo desses 195 metros aparentemente sem nenhuma utilidade. A prova mais nobre do esporte tem origem na Grécia, quando um soldado correu cerca de 40km de Maratona até Atenas. A distância exata da maratona, no entanto, só foi definida em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. Depois de edições com percursos variados, a marca de 42.195m foi fixada para que a família real britânica pudesse assistir à prova do jardim do Palácio de Windsor.

SAQUE NO TÊNIS DE MESA TEM DE SER ERGUIDO A, NO MÍNIMO, 16CM DA MESA

  • Nada de pingue-pongue. O tênis de mesa tem regras específicas até para o saque. Os atletas não podem esconder a bola com a mão ou com o corpo. Mais do que isso, o sacador têm de fazer a bola subir, no mínimo, 16cm antes de realizar o golpe. O motivo para tanta "frescura" é simples: se o atleta esconder a bola (ou não deixá-la suspensa por um tempo mínimo), tem muito mais chances de surpreender o rival com os movimentos do saque.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros