UOL Pan 2011 Técnico do tiro esportivo brasileiro morre e comandados treinarão sozinhos até o Pan - 30/08/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/08/30/tecnico-do-tiro-esportivo-brasileiro-morre-e-comandados-treinarao-sozinhos-ate-o-pan.htm
  • Técnico do tiro esportivo brasileiro morre e comandados treinarão sozinhos até o Pan
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
30/08/2011 - 17h30

Técnico do tiro esportivo brasileiro morre e comandados treinarão sozinhos até o Pan

Júlio Delmanto
Em São Paulo

O técnico alemão de tiro esportivo Gerhard Stamm morreu na manhã desta segunda-feira, aos 67 anos.  Dessa forma, seus comandados terão que seguir sozinhos a rotina de treinamentos deixada por Stamm até os Jogos Pan-Americanos, que começam em outubro no México. O treinador estava internado desde o dia 8 de agosto, e faleceu por insuficiência renal no Hospital SEMIU, na Vila da Pena, Rio de Janeiro.

Segundo relata Ricardo Brentk, diretor técnico da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, Stamm passou mal durante a seletiva para os Jogos Pan-Americanos, mas não quis deixar de acompanhar seus comandados para ir ao hospital. “O médico que estava lá de plantão fez um exame rápido e disse que a pressão dele estava muito alterada, que era melhor ir para o hospital. Ele não quis de jeito nenhum, quis ver a prova”.

Brentk, que além de colega era amigo de Stamm, inclusive por conta de falar bem alemão, ligou então para a esposa do treinador: “Eu conhecia ele muito bem, então já liguei e falei para ela: não deixa nem ele entrar em casa e já leva para o hospital. Chegando lá os médicos tiveram que interna-lo, vendo que a situação realmente era grave”.

Stamm era treinador de armas curtas da seleção brasileira desde 2008, e trabalhava principalmente com Emerson Duarte e Iosef Areas, classificados para o Pan na prova “pistola tiro rápido”.  

De acordo com o diretor técnico da Confederação, não há condições de Stamm ser substituído até o início do Pan, pois não há treinadores com sua qualificação disponíveis no Brasil no momento.  Os atletas terão que seguir os treinamentos sozinhos, recebendo apoio de treinadores de outras provas da modalidade. “Eles terão que mentalizar o Gerhard ali do lado deles e seguir nas provas”, resumiu Brentk.

O alemão é definido por Brentk como uma figura carismática e muito querida por seus atletas. "Seu forte era o senso de humor, ele era cativante. Está todo mundo inconformado", lamenta.  Segundo o diretor técnico, após o Pan um novo treinador será buscado fora do país, com vistas aos Jogos Olímpicos de Londres. O corpo de Stamm será cremado na quinta-feira, no Rio de Janeiro.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros