UOL Pan 2011 Locais religiosos, históricos e turísticos vão receber competições do Pan-2011 - 19/08/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/08/19/locais-religiosos-historicos-e-turisticos-vao-receber-competicoes-do-pan-2011.htm
  • Locais religiosos, históricos e turísticos vão receber competições do Pan-2011
  • 24/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
19/08/2011 - 08h00

Locais religiosos, históricos e turísticos vão receber competições do Pan-2011

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apesar da cidade sede dos Jogos Pan-Americanos oficialmente ser Guadalajara, no estado de Jalisco, outros municípios vizinhos também sediarão competições do evento, como foi praxe nas edições anteriores. Tlaquepaque, Zapopan, Puerto Vallarta e Lago Morenos são algumas das outras cidades que verão o Pan de perto.

Em torno dos locais de prova, sejam na sede principal sejam nas outras cidades da zona metropolitana de Gudalajara, muita história e tradição, além de algumas curiosidades. Confira alguns detalhes sobre as sedes das competições do Pan.

FIFA MUDOU NOME DE ESTÁDIO, QUE ESTÁ AO LADO DE "PULMÃO" DA REGIÃO

O Estádio Omnilife é a casa do Chivas, que mesmo sendo de Guadalajara se desloca até Zapopan, município vizinho, para jogar suas partidas no campeonato mexicano de futebol. Com capacidade para quase 50 mil espectadores, sediará o futebol durante o Pan, e também as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. O estádio, que está ao lado do bosque "La Primavera" -área verde de 35 mil hectares considerada o "pulmão" da região metropolitana de Guadalajara - teve seu nome alterado durante o Mundial de Futebol Sub-17 disputado em 2011, por conta de uma exigência contratual da FIFA. De Omnilife passou a ser chamado, durante a competição, de Estádio Guadalajara.

ATLETISMO FICARÁ PRÓXIMO A ROTA DE PEREGRINAÇÕES DA REGIÃO

Além de sediar o estádio do Chivas e ser o segundo município mais populoso da região metropolitana de Guadalajara, Zapopan é considerada o centro religioso mais importante do ocidente do México. O Estádio Telmex foi construído especialmente para o Pan para receber a competição de atletismo, e está localizado próximo à Basílica de Zapopan, de onde a venerada "Virgem de Zapopan" sai para uns giros pelas paróquias da região durante cinco meses, até voltar durante festas e peregrinações em 12 de outubro.

BOLICHE ESTÁ EM REGIÃO HISTÓRICA E TURÍSTICA

O Bolerama Tapatío receberá a competição de boliche dos Jogos Pan-Americanos, e destaca-se por estar localizado em uma região de importantes pontos turísticos e históricos de Guadalajara. Perto de uma das principais vias da cidade estão os arcos de Guadalajara, que homenageiam a fundação da cidade em 1542 e estão no local de sua entrada durante o período de colonização espanhola. Também na região está a fonte "La Minerva", importante monumento e rota turística da cidade, e que também costuma receber torcedores do Chivas quando em comemorações de títulos.

CAPITAL DO ARTESANO DO MÉXICO RECEBERÁ RÚGBI

A palavra Tlaquepaque é indígena, e pode ser traduzida com "lugar sobre lombadas de terra". Durante o Pan, esta cidade da região metropolitana de Guadalajara receberá competições de tiro, ciclismo, halterofilismo e rúgbi, que será disputado no Estádio Tlaquepaque (foto). A cidade é considerada o principal centro de artesanato do México, e um dos mais importantes do mundo. Um pavilhão localizado na Avenida Independência concentra dezenas de lojas e barraquinhas, onde podem ser encontrados cerâmicas, esculturas e outros produtos de artesanato tradicional da região.

HIPISMO SERÁ DISPUTADO EM REGIÃO NOBRE DA CIDADE

Localizado no bairro residencial de alto padrão "Jardines del Country", o Country Club de Gualajara existe desde o início do século XX, e se vangloria de ter um dos melhores campos de golfe do México. No entanto, as instalações do clube serão utilizadas para sediar as provas equestres do Pan: hipismo, adestramento e salto. O local conta com um campo de areia de 70 metros, tribunas, paddock e estábulos. Além de área para hípica e campo de golfe, o clube conta com piscinas, campos de futebol, quadras e área médica.

 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros