UOL Pan 2011 Máfia ou marido traído matam remador brasileiro no Pan de Chicago-1959 - 29/07/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/07/29/mafia-ou-marido-traido-matam-remador-brasileiro.htm
  • Máfia ou marido traído matam remador brasileiro no Pan de Chicago-1959
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Montagem com fotos de Ronaldo Duncan Arantes no Pan de 1959

Montagem com fotos de Ronaldo Duncan Arantes no Pan de 1959

29/07/2011 - 07h03

Máfia ou marido traído matam remador brasileiro no Pan de Chicago-1959

Antoine Morel
Em São Paulo

Um assassinato na terra de Al Capone. Um tiro de calibre 38. Uma investigação do FBI. Uma suspeita de tráfico de armas. O enredo parece um filme policial em preto-e-branco de Hollywood. Mas, ao ouvir alguns personagens que conviveram com o remador brasileiro morto durante a terceira edição dos Jogos Pan-Americanos, em 1959, em Chicago, a história se revela um drama recheado de sexo e traição, bem ao gosto de Nelson Rodrigues.

No dia 7 de setembro de 1959, último dia de competição continental em Chicago, Ronaldo Duncan Arantes foi achado morto nos jardins da North Central College, em Naperville. Quem descobriu o corpo foi um time de futebol local que passava pelas redondezas. Ronaldo tinha 26 anos e era do barco de oito com timoneiro do Brasil. Ele já tinha competido, terminando no quarto lugar.

Na noite do dia 6 de setembro, Ronaldo permaneceu com os companheiros no alojamento suburbano, longe da badalação das outras delegações do Pan, que se instalaram no centro da metrópole. Perto da 1h da madrugada, Ronaldo avisou os amigos que iria dar uma volta e ainda brincou: “Vou me encontrar com Al Capone”. A referência ao famoso gângster parecia uma premonição do que viria a acontecer.

  • Rômulo Duncan Arantes chega ao Brasil após a disputa do Pan-1959, quando o irmão foi morto. Rômulo era integrante da comissão técnica de remo

Uma bala calibre 38 de uma pistola Schmidt, encontrada ao lado do remador, acertou o peito de Ronaldo. O caso tomou as páginas de jornais de Chicago e de todos os países que enviaram correspondentes aos Jogos Pan-Americanos, principalmente os brasileiros. Nos dias seguintes, supostas testemunhas, teorias da polícia e investigações de jornalistas variavam entre homicídio, suicídio, latrocínio e até um acidente numa brincadeira com os outros conterrâneos. O fato concreto era que o morto tinha US$ 2 mil quando saiu do alojamento esportivo.

A primeira linha do inquérito foi de que Ronaldo, além de disputar o Pan, tinha intenção de fazer um “negócio da China” em Chicago. Ele teria entrado em contato com traficantes de armas para comprar algumas com intenção de revendê-las no Brasil. Alguma confusão na negociação teria feito os criminosos tirarem a vida do remador. Um indício dessa tese é que vários integrantes da delegação nacional compraram revólveres nos EUA, aproveitando a facilidade de comércio armamento por lá.

Após alguns tropeços da polícia local, o governo brasileiro pediu que o FBI entrasse na história. A célebre polícia federal dos EUA, tão retratada nos filmes de suspense e aventura, também não avançou muito. O caso foi declarado como “inconclusivo”. A delegação de remo ficou retida para dar depoimentos por mais 10 dias.

Na equipe estava Rômulo Duncan Arantes, irmão de Ronaldo, integrante da comissão técnica de remo e mais tarde um dos mais respeitados técnicos da natação brasileira. Ele desembarcou no Rio sem saber o que estava por trás do crime. Pouco tempo depois, a pitada “rodriguiana” apareceu na trama. A noiva de Ronaldo desabafou para a polícia: o remador tinha uma amante em Chicago. A morte teria sido uma vingança do marido traído.

O crime passional foi defendido por Roma Arantes, que foi casada com Rômulo e acompanhou a história durante anos na família. Segundo a ex-cunhada, Ronaldo era enfermeiro no exército e se envolveu com a mulher de um tenente no Brasil.

“O tenente seria da equipe de hipismo do Brasil”, revela Audifax Barbosa, remador do mesmo barco de Ronaldo em 1959, que chegou a ser delegado da Polícia Federal. “"A mulher do tenente foi e ficou hospedada perto do nosso alojamento, longe do pessoal do hipismo, que ficava mais no centro. O marido armou tudo para o Ronaldo se encontrar com ela e matá-lo", disse o ex-remador, em entrevista em 2007.”

Durante as investigações nos EUA, houve quem dissesse mesmo que o brasileiro estava acompanhado por uma mulher naquela fatídica noite, mas nunca foi comprovada qualquer ligação com os outros atletas brasileiros. No Brasil, também não há registro de inquérito contra um militar pelo crime.

JOGOS PAN-AMERICANOS DE CHICAGO EM 1959
Veja Álbum de fotos

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros