UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 12h12

Envolvidos em confusão do judô são suspensos pelo COB

Da Redação
Em São Paulo

Dois dirigentes envolvidos na confusão no Centro Esportivo do Riocentro, após a disputa pelo ouro no judô da categoria até 52 kg, foram suspensos por quatro anos pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e tiveram suas credenciais dos Jogos Pan-Americanos 2007 canceladas.

Flávio Florido/UOL
Briga entre representates de Brasil e Cuba marcou o desfecho das disputas do judô
MAIS SOBRE AS BRIGAS NO PAN-2007
Francisco Neto, representante da Federação Maranhense de Judô, e Eduardo Costa, representante da Federação Cearense de Judô, estão proibidos de participar de competições, eventos e qualquer atividade promovida pelo COB. A punição se estenderá por quatro anos e inclui a participação nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011.

A medida do cancelamento foi tomada pelo Co-Rio em defesa do "fair play", ou seja, do jogo limpo. A entidade organizadora ainda afirmou em um comunicado que "reafirma o repúdio a toda e qualquer ação que quebre o ambiente de congraçamento entre os povos, que é um dos pilares dos Jogos Pan-americanos".

A confusão começou após uma decisão polêmica dos juízes na final até 52 kg feminina, que deu a vitória da cubana Sheila Espinosa sobre a brasileira Érika Miranda. Os torcedores, revoltados, começaram a atirar objetos na área de luta.

O técnico cubano comemorou ostensivamente a vitória, provocando os brasileiros. Integrantes da delegação cubana brigaram com pessoas credenciadas em uma área de acesso restrito, mas visível por toda a arquibancada.